CadÚnico – Como se cadastrar

Dicas e informações sobre como você pode se cadastrar no CadÚnico

cadunico-300x240

O Governo Federal está sempre criando programas sociais para as pessoas carentes, fim de reduzir a população de pessoas abaixo da linha de pobreza. E visando facilitar a vida dessas pessoas que dependem de dois ou mais desses programas, o Governo Federal agora criou o novo sistema do CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais. O programa tanto identifica como beneficia as pessoas consideradas carentes. Para ser considerada carente, uma família deve ter renda mensal igual ou inferior a 50% de um salário mínimo por pessoa ou uma renda total de até três salários mínimos para a família em geral.

O Cadastro Único também pode servir como um parâmetro para que se conheça a realidade das famílias pobres do Brasil e a partir desses parâmetros, buscar soluções para melhorar a vida de quem mais precisa. O Cadastro Único tem a função de pesquisar o perfil socioeconômico de cada família que busca a assistência social, como a sua renda, seu acesso a serviços públicos básicos e também detalhes de cada um dos membros da família em questão. E assim, o cadastro único irá reter todas as informações coletadas de todas as famílias afim de organizar melhor a forma como essa assistência é oferecida, evitando fraudes.

Mas a característica mais importante do Cadastro único é o seu caráter organizacional. Através do CadÚnico, o governo poderá conhecer a realidade de cada região e pessoa carente, e procurar a melhor solução e as melhores medidas a serem tomadas em cada caso. Até a última contagem, eram mais de 21 milhões de famílias inscritas no programa. O programa é uma iniciativa do ministério do desenvolvimento social, que criou o programa para organizar melhor os benefícios dados a cada família. O cadastro é feito pela própria prefeitura da cidade, que faz a pesquisa com agentes da assistência social, que coleta os dados das famílias carentes do município. Os dados coletados são os bens de consumo da casa, o número de pessoas da família, os documentos dos membros do núcleo familiar, as características profissionais e demais dados que comprovem que essa família pode ser considerada como carente.

 

Redação Dicas Diárias O site Dicas Diárias tem mais de uma década no ar, desde 2009 oferecemos as melhores dicas para você ficar antenado em tudo o que acontece. Estamos passando por reformulações constantes e atualizações em nosso conteúdo.
Deixe seu comentário