Campanha nacional do Câncer de Mama

Câncer de Mama Campanha nacional

campanha-nacional-do-cancer-de-mama

Previna-se – A Campanha nacional do Câncer de Mama chegou ao Brasil em 2002 por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

O “Outubro Rosa” surgiu nos Estados Unidos na década de 90 para estimular a participação da população, empresas e entidades na conscientização da prevenção do câncer de mama. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo e o mais frequente entre mulheres. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mata cerca de 11 mil pessoas por ano. Vários estudos comprovam que, quanto maior o nível socioeconômico de uma população, mais altos são os índices de câncer de mama. A boa notícia é que o câncer de mama, se detectado no início, é curável na maioria dos casos.

A Femama calcula que 30 mulheres morram por dia no país por causa da neoplasia. E quase metade (45,3%) é diagnosticada em estágio avançado. Alguns estudos associam a exposição à radiação ionizante, sobretudo na puberdade, mesmo em baixas doses, ao risco aumentado para o tumor.

O Cristo Redentor, (RJ) o Congresso Nacional (SP) foram iluminados de rosa nesse mês de outubro como parte da campanha internacional “Outubro Rosa”, de alerta contra o câncer de mama. Pelo quarto ano consecutivo, a iniciativa marca o lançamento da campanha no Brasil, onde é coordenada pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama. Participaram do evento as atrizes Luiza Tomé, madrinha da campanha, e Christiane Torloni.

Lembre-se a prevenção do câncer de mama ainda é o melhor remédio.

 

Redação Dicas Diárias O site Dicas Diárias tem mais de uma década no ar, desde 2009 oferecemos as melhores dicas para você ficar antenado em tudo o que acontece. Estamos passando por reformulações constantes e atualizações em nosso conteúdo.
Deixe seu comentário