Câncer de Mama em Homens – Sintomas, Causas, Tratamento, Prevenção

Causas, Sintomas, Prevenção e Tratamento de Câncer de Mama em Homens

cancer-de-mama-em-homens

O câncer de mama é a forma mais comum de câncer entre as mulheres no mundo e entre os homens não é tão conhecido e a incidência é bem menor do que em relação ao câncer de mama feminino.

A incidência do câncer de mama masculino é de 1 homem a cada 100 mulheres, por isso essa forma de câncer é muito menos divulgada, mas que deve chegar ao conhecimento do público em geral, pois é uma doença se não tratada a tempo pode causar o óbito.

Segundo o cirurgião oncológico Renato Santos, os índices de cura para o câncer de mama masculino, assim como o feminino, se diagnosticado precocemente pode ter de 80% a 90% de chances de cura. Enquanto que descoberto tardiamente, o índice cai bruscamente, oscilando entre 10% a 20% dos casos.

Geralmente, acomete homens entre os 50 e 60 anos. Nos últimos 15 anos, houve um aumento da incidência de câncer de mama em homens. E entre as causas desse aumento está a incidência do aumento do consumo de álcool que influencia na metabolização dos hormônios no fígado. Estudos associam como causa o aumento de estrogênios (hormônio feminino).

Devido o câncer de mama ser mais divulgado que o masculino, facilita a conscientização da necessidade de se fazer os exames periódicos e que possibilitam o diagnóstico precoce do câncer. Ao contrário das mulheres, os homens não tem o costume de procurar o médico (até alguns tem receio) para exames periódicos e preventivos; outras causas para a doença é a falta de informação e razões culturais.

Influenciam no sucesso do tratamento observar qualquer alteração na mama, um dos sintomas e o homem deve procurar um médico oncologista se detectar qualquer anormalidade na mama. Assim como as mulheres, os homens como precaução devem fazer o autoexame das mamas, tocando a mama, verificando se há alguma anormalidade. Assim como fazer exames periódicos de tomografia e exames de sangue mais complexos.

Alguns sintomas são frequentes nos homens: mudança no tamanho e na forma das mamas; protuberância nas áreas das axilas; corrimento nos seios; inchaço na totalidade ou parte da mama, uma área da mama é diferente de qualquer outra área; descamação da pele do mamilo.

Quanto ao tratamento para o câncer de mama masculino este vai depender de vários fatores, como a localização e o tamanho do tumor, o estágio da doença, a saúde do paciente e até mesmo de preferências pessoais. Entre as opções de tratamento estão: tumorectomia (retirada apenas da mama, do tumor e do tecido normal em torno dele); mastectomia (cirurgia que remove todo o tecido mamário, podendo ser simples, removendo toda a mama, mas nenhum outro tecido; e a radical, remove mama, revestimento dos músculos do tórax e alguns gânglios linfáticos da axila); quimioterapia (utiliza medicamentos para destruir as células cancerosas); radioterapia (utiliza altos níveis de radiação para matar células cancerosas); terapia hormonal e descamação da pele do mamilo. Por essa complexidade, procure sempre um médico especialista.

 

Redação Dicas Diárias O site Dicas Diárias tem mais de uma década no ar, desde 2009 oferecemos as melhores dicas para você ficar antenado em tudo o que acontece. Estamos passando por reformulações constantes e atualizações em nosso conteúdo.
Deixe seu comentário