Cisto no Útero – Sintomas, Tratamento, Gravidez




Sintomas e Tratamento de Cisto no Útero durante a Gravidez

cisto no utero Cisto no Útero   Sintomas, Tratamento, Gravidez

Problemas na saúde feminina são vários, entre um desses que tem aparecido com frequência entre as mulheres é o cisto ovariano, ou os ovários. Já o cisto no útero, não existe e sim nos ovários, onde prevalecem e são detectados por meio de exames de rotina como a ultrassonografia.

O cisto no ovário ou ovarianos também chamados de folículos é mais comum, pois tem como causa a própria ovulação, já que todo mês durante o ciclo menstrual o organismo produz um folículo e dentro do qual o óvulo se desenvolve. Na maioria das vezes o folículo libera esse óvulo, mas um líquido é formado dentro do folículo que origina ao cisto ovariano. Estes cistos são mais comuns durante a idade fértil da mulher sendo menos frequente com o advento da menopausa, já que há ausência de ovulação e, portanto da causa principal da formação dos cistos.

Não se sabe exatamente os fatores de riscos que desencadeiam a formação pelo organismo desses cistos, mas deve-se enfatizar que os cistos têm seus diferentes tipos, os funcionais, decorrentes da ovulação e que, no decorrer do ciclo menstrual é dissolvido, e o cisto ovariano decorrente de doença ovariana policística, algo bem comum entre as mulheres e que há tratamento; e ainda os cistos com formação cancerígena.

Para quem tem cistos ovarianos aparentemente não há sintomas, sendo detectados através de exames de imagens nos ovários, seja ultrassonografias pélvicas, tomografia computadorizada entre outros tipos de exames de imagem. Como forma complementar de exame o médico pode pedir também exames de sangue do tipo: CA 125, para buscar possível câncer, que é mais frequente pedir em mulheres com mais de 40 anos, com histórico na família ou que através do exame de ultrassom detectou alguma irregularidade. Outros exames são os de níveis hormonais. [Podem ocorrer sintomas algumas vezes, mas vai depender de cada mulher, os mais frequentes s] ao: dores, sangramentos fora o normal, inchaço no abdômen, dor durante as relações sexuais ou pélvicas ao mover-se.

Quanto ao tratamento, alguns tipos de cistos ovarianos, no caso dos funcionais, tendem a desaparecer por conta própria, sem tratamento; já se eles forem de outro tipo, o tratamento comum é com anticoncepcionais que podem ser usadas por algum tempo ou de forma permanente. Em outros casos, é necessário eliminar o cisto ovariano por meio de cirurgia para garantir a ausência de células cancerígenas, ainda mais em mulheres com herança genética.

È possível que antes de um diagnóstico, possa ser detectado um cisto e este confundido, no exame de imagem com uma possível gravidez tubariana. Mas, deve-se ficar atento, já que às vezes o cisto pode provocar ausência de menstruação por até vários meses.



Tags: , , , , , , , , , , , ,


Se você gostou clique +1 e Compartilhe no Facebook e Twitter!





Compartilhar





Receba grátis no seu e-mail Cisto no Útero – Sintomas, Tratamento, Gravidez e mais dicas!
Digite seu email:

Gostou? Faça um Comentário!

Dicas Diárias © · O seu site de Dicas Online -