Como tirar Certificado Digital passo a passo




Passo a passo de como tirar certificado digital

como tirar certificado digital Como tirar Certificado Digital passo a passo

O mundo está evoluindo, e a forma das pessoas assinarem e autenticarem documentos também. O que antes era feito apenas através de carimbos, selos, ou assinaturas manuscritas, hoje já pode ser feito virtualmente. É aí que entra o certificado digital, e aqui você poderá ver o passo a passo de como tirar o seu sem complicações. Há uma infinidade de coisas que é possível realizar usando um certificado digital, e ainda há muitas dúvidas relacionadas a este assunto. Por isso neste artigo você poderá conferir todos os detalhes de como tirar certificado digital de maneira simples e fácil.

Com o crescimento continuo da tecnologia e a chegada da internet a um número cada vez maior de pessoas, muitos serviços e procedimentos estão sendo migrados do mundo real para o virtual. Com a criação do certificado digital, muitas filas em cartórios e órgãos públicos e privados diminuirão. Por que é possível assinar documentos, requerimentos e declarações, através apenas da autenticação do certificado digital que vai gerar a assinatura digital da pessoa, empresa ou órgão.

Veja abaixo os passos do que fazer para obter o seu certificado digital, primeiramente você que escolher o tipo de certificado que deseja. Existem 2 tipos de certificados, como descrito abaixo:

e-CPF – Certificado digital de pessoas físicas

e-CNPJ – Certificado digital de pessoas jurídicas

  1. Escolha a autoridade certificadora ligada à ICP-Brasil, que vai ser responsável pela certificação do seu certificado, ex: Certisign, SERPRO, Caixa Econômica Federal, FENACON, SERASA…)
  2. Solicite o seu certificado online através do website da autoridade certificadora, preenchendo todos os dados solicitados no formulário de cadastro. Existe o certificado A1, que fica armazenado no seu computador e que tem validade de 1 ano. E também o certificado A3, que é inserido em um token criptografado ou cartão, com validade de 3 anos.
  3. Depois de pagar a taxa de emissão, você receberá a confirmação do cadastro feita pela Autoridade de Registro através de email ou telefone. Será designada a agência credenciada mais próxima para que você leve os documentos necessários para finalizar o processo de autenticação.
  4. Aguarde a confirmação final para baixar o certificado digital pela internet, ou receber o token ou cartão.

Agora você já sabe como tirar do seu certificado digital, e se precisar de maiores informações acesse o site da Receita Federal www.receita.fazenda.gov.br e fique por dentro das novidades do assunto.



Tags: , , , ,


Se você gostou clique +1 e Compartilhe no Facebook e Twitter!





Compartilhar





Receba grátis no seu e-mail Como tirar Certificado Digital passo a passo e mais dicas!
Digite seu email:

Gostou? Faça um Comentário!

Dicas Diárias © · O seu site de Dicas Online -