Jovem Aprendiz Senai




Dicas sobre o Programa de Jovem Aprendiz do Senai

Jovem Aprendiz Senai 300x281 Jovem Aprendiz Senai

Conseguir o primeiro emprego é um sonho de todo adolescente que quer crescer na vida logo cedo, iniciando sua vida profissional na melhor idade. O mercado de trabalho dos últimos anos pede por profissionais cada vez mais jovens e o programa Jovem Aprendiz do SENAI, com certeza é a melhor iniciativa tomada pelo governo nesse segmento. O programa foi iniciado pela Eletrobrás, que em 2005 teve a ideia de contratar adolescentes para estagiar em diversos setores da empresa e disputar por vagas, mais tarde, de acordo com seu desempenho.

Com esta inciativa, mais de 70 mil jovens aprendizes, dos quais, quase a metade teve sua carteira assinada, conseguiram ter o seu primeiro emprego, assim seguindo as leis do aprendiz, sancionadas cinco anos antes, E o melhor do programa está na maneira como os jovens são tratados, recebendo todos os benefícios ao qual um profissional adulto tem direito. E para garantir esse direito, a secretaria de inspeção do trabalho fiscaliza todos os estabelecimentos e empresas do país que aceitam menores aprendizes. E numa tentativa de fazer esta iniciativa dar ainda mais certo e contratar ainda mais jovens, o governo federal adicionou algumas informações à Lei do Aprendiz para que mais empresas e ONG’s tenham mais acesso a esse programa e possam ajudar ainda mais aos jovens.

Os requisitos para ser um jovem aprendiz são ter entre 14 e 24 anos, estar matriculado no SENAI, SENAT, SENAC, SESCOP ou SENAR entre outras escolas técnicas. Caso a empresa deseja, pode contratar um jovem aprendiz e matriculá-lo em um desses cursos. A carga horária do jovem aprendiz é de 6h por dia, no máximo e a sua remuneração é de um salário mínimo de acordo com o piso. Além disso, terá direito a férias, 13º, FGTS e um dia de repouso semanal e vale transporte. A empresa deve redigir contrato para ser assinado pelo jovem aprendiz de no máximo dois anos, devendo o jovem, receber um certificado após a conclusão.

Se você deseja fazer parte do programa Jovem Aprendiz Senai, saiba que muitas empresas são afiliadas do SENAI e por isso é muito fácil conseguir emprego em muitas delas, através do SENAI. Você pode trabalhar em empresas como a Caixa Econômica Federal, o banco Santander, o IBGE ou os Correios. As inscrições variam de região para região do país, mas geralmente, se abrem vagas a cada seis meses. Dirija-se ao SENAI mais próximo de você para ter informações ou acesse o site: www.sp.senai.br. Para o SENAI do seu estado, basta substituir o “sp” da URL, pela sigla do seu estado. Por exemplo, para Pernambuco, www.pe.senai.br. Boa sorte e bons estudos!



Tags: , , , , , , , , ,


Se você gostou clique +1 e Compartilhe no Facebook e Twitter!





Compartilhar





Receba grátis no seu e-mail Jovem Aprendiz Senai e mais dicas!
Digite seu email:

Gostou? Faça um Comentário!

Dicas Diárias © · O seu site de Dicas Online -