Segunda Guerra Mundial – Resumo, O que foi, Conclusão

Segunda Guerra Mundial – Informações

 

Entre todos os fatos históricos que marcaram a humanidade, talvez nenhum seja tão lembrado quanto a Segunda Grande Guerra, ou Segunda Guerra Mundial. Ela estampa boa parte dos livros de história, é assunto obrigatório nas aulas e até hoje é possível encontrar que vivenciaram seus horrores, dentro ou fora dos campos de batalha.

A Segunda Guerra foi um conflito militar armado, que perdurou durante longos seis anos (1939 a 1945) e envolveu diversos países do globo terrestre. O conflito teve início no continente Europeu, não demorando a chegar até o africano e ao continente asiático.

Entre os motivos principais conhecidos, está o surgimento de dois regimes totalitários. O nazismo na Alemanha, liderado por Adolf Hitler e o fascismo na Itália, comandado por Benito Mussolini. Apesar de não serem iguais, ambos os movimentos possuíam posturas totalmente autoritárias, e entre suas ideias, a xenofobia era um fator predominante.

O fator inicial ocorreu em 1939, quando o exército alemão nazista invadiu a Polônia. Nesse momento, França e Inglaterra entraram em guerra contra a Alemanha.

Durante o conflito, formaram-se dois grupos: o dos Aliados, composto por Inglaterra, França, URSS e EUA, e o do Eixo, formado pelos países: Itália, Japão e Alemanha. Esse último grupo, comandado pela Alemanha, conquistou diversos países ao redor da Europa, tais como: Iugoslávia, Polônia, Noruega, alguns territórios africanos e a parte norte da França.

Outro acontecimento bastante conhecido da Segunda Guerra é o ataque nipônico a base americana de Peal Harbor, fator que fez os Estados Unidos entrarem no conflito, ao lado dos Aliados.

No final da guerra, em 1945, o grupo do Eixo assinou o tratado de rendição. Tal fim ainda foi marcado por um triste acontecimento: o lançamento, por parte dos americanos, das bombas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagazaki, fato que até hoje choca as pessoas, assim como a crueldade dos nazistas, que tanto marcou o período da Segunda Guerra Mundial.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *