Sesc Pompéia – Endereço, Preço, Shows, Fotos, Choperia

Shows, Preço, Choperia, Endereço e Fotos do Sesc Pompéia

sesc-300x221

Que tal um lugar na capital paulista, para relaxar, tem um pouco de cultura, praticar esportes, tomar um belo banho de piscina, comer um lanche gostoso e assistir a várias peças divertidas, além de fazer refeições ótimas em um ótimo restaurante, beber um belo chopp com os amigos, participar de projetos e oficina de cultura, além de ter acesso a Internet sem-fio de alta velocidade? Tudo isso está disponível para você, morador da capital paulista, através do SESC Pompéia, local da capital São Paulo de lazer, cultura e esportes, um espaço confortável, relaxante e belíssima arquitetura, projetado por Lina Bo Bardi, que inaugurou essa pérola arquitetônica em 1977.

Lina teve a ideia do projeto quando visitava uma fábrica de tambores no SESC da capital, no ano de 1977 e vislumbrou uma construção linda de concreto armado combinado com alvenarias vedadas. Mas o que mais a encantou, foi o fato de aquele lugar ser um ponto de lazer  para as várias famílias da capital, durante o fim de semana, onde adultos, jovens e crianças iam para se divertir. Ela ficou fascinada por aquela arquitetura e decidiu que aquele modelo nunca poderia ser mudado e que o SESC da capital paulista tinha que ter sempre esse espírito espontâneo e divertido. Mas como construir aquele projeto sem mudar a essência do local? Primeiro, Lina ia ter de se virar para reinventar aquele projeto arquitetônica de dimensões gigantescas.

Ela queria se livrar dos galpões e unificar os espaços, catalisando toda a energia e a vida que o lugar transmitia para todos os seus cantos. Tudo que ela precisaria era da tecnologia suficiente para manter o mesmo ar espontâneo e divertido do SESC, mas de uma maneira mais moderna e sofisticada. Então a arquiteta lançou mão de diversos artifícios, como espelhos d’água, instalação de lanchonete, biblioteca, exposição ode obras de arte no espaço entre outras mudanças no terreno. Duas enormes torres foram construídas para permitir a manutenção da velha fábrica de tambores que, para Lina, era a essência do SESC Pompéia. Essa decisão foi crucial para dar o ar monumental do projeto que se tem hoje.

Várias pesquisas foram feitas para se ter criativos processos de artesanato e para reformar a fábrica, além de inovar na hora de construir os prédios, como o uso de coletores de água simples, uso de mosaicos para enfeitar os banheiros do Pompéia, dando um ar de arte pop ao projeto e os seixos depositados nos espelhos d’água também dão a cara da fábrica de tambores. Vários elementos internacionais e nacionais foram usados para dar um ar único e exclusivo a essa monumental construção. E essa individualidade também se reflete nos eventos culturais apresentados no SESC Pompéia: os palcos do teatro, que podem abrigar perfeitamente uma peça de dimensões de ópera, pode se adaptar muito bem para diversos tipos de peças modernas e de características pouco usuais, como o fato do público se encarar frente a frente, em meio aos artistas e diversos shows. O conceito de modernidade se dá até nos desconforto causado pelas poltronas oferecidas no teatro, que a autora explica, não como um erro acidental, mas como uma provocação proposital ao público, que estava se acostumando ao conforto do consumismo e deixando de sentir a emoção e a provocação do teatro.

Se não é genial, é no mínimo, provocador. A rua interna onde ficava a fábrica foi onde se concretou o projeto do SESC Pompéia, onde ficam vários palcos de manifestação espontânea ou até mesmo eventos marcados. Também tem uma área de degrau baixo para levar os visitantes para um local mais íntimo onde ficam os balneários e as quadras esportivas. Lá existe todo um sistema para melhorar o trânsito dos visitantes, com a área dos pedestres e as vias dos veículos, que a arquiteta explica como uma provocação ao público, para que lembrem-se que ainda estão no ambiente urbano. Mas a opção de manter os galpões da fábrica de tambores e o córrego que é o derradeiro fim do projeto, perpassado por passarelas e pequenas pontes, dando todo um ar poético a inevitabilidade da natureza.

O projeto se encontra localizado no endereço. O que você está esperando? Visite já o SESC Pompéia e venha desfrutar deste espaço de lazer e diversão que a sua cidade lhe oferece! Boa sorte e divirta-se!

Fotos Sesc Pompéia:

Redação Dicas Diárias O site Dicas Diárias tem mais de uma década no ar, desde 2009 oferecemos as melhores dicas para você ficar antenado em tudo o que acontece. Estamos passando por reformulações constantes e atualizações em nosso conteúdo.
Deixe seu comentário