Técnico em Segurança do Trabalho – Cursos




Como fazer um curso de Técnico em Segurança do Trabalho

técnico em segunrança do trabalho1 221x300 Técnico em Segurança do Trabalho – Cursos

 

Em nosso país, o profissional que é técnico em segurança no trabalho, tem entre suas principais atribuições, o estudo sobre os riscos presentes na área de trabalho, a formulação de campanhas contra acidentes, como investimentos na área de sinalização, onde pode estar informando se o lugar é perigoso ou se em determinado lugar só é permitida a entrada com os EPIs (equipamentos de proteção individual).

Além disso o técnico em segurança no trabalho deve elaborar e/ou participar da elaboração da política de saúde e segurança no trabalho, e também fica responsável pela sua implementação.

Em caso de acidentes, esse profissional analisa os motivos deste, e toma as devidas precauções perante a prevenção de acidentes.

Muitas empresas podem ser obrigadas a terem tal profissional atuando no campo de trabalho. Muitas indústrias são obrigadas por trabalharem em condições de risco, e empresas com grandes números de funcionários também são obrigadas a terem o técnico de segurança no trabalho em sua lista de funcionários.

Por ser um trabalho de grande responsabilidade, o profissional deve ser altamente treinado. É uma exigência que o candidato ao cargo tenha um formação de ótima qualidade, a fim de reduzir ou extinguir o risco de acidentes e proporcionar proteção aos trabalhadores, o que consequentemente aumentará o produtividade da empresa/indústria.

Infelizmente, o Brasil ainda é um dos países com destaque em acidentes no trabalho e na incidência de doenças ocupacionais (derivadas do trabalho), sendo um dos países que mais tem acidentes em todo mundo. Isso faz com que o mercado de técnico de segurança no trabalho não seja tão concorrido, por não ter muitos profissionais qualificados.

Só para se ter uma ideia, no ano de 2009 ocorreram quase 750 mil acidentes de trabalho nos inúmeros ramos da economia, dos quais mais de 2.400 resultaram em mortes, e transformou mais de 13 mil pessoas incapacitadas permanentemente  para o trabalho.

No Brasil, o Dia do Técnico de Segurança do Trabalho é comemorado em 27 de novembro.

 



Tags: , , , , , , , , ,


Se você gostou clique +1 e Compartilhe no Facebook e Twitter!





Compartilhar





Receba grátis no seu e-mail Técnico em Segurança do Trabalho – Cursos e mais dicas!
Digite seu email:

Gostou? Faça um Comentário!

Dicas Diárias © · O seu site de Dicas Online -