Teste do Pezinho SUS – Doenças




Qual a importância do teste do pezinho, como fazer através do SUS e as doenças que ele identifica

O Teste do pezinho é um teste fundamental para quem tem filho, pois é um exame laboratorial que pode detectar diversas doenças entre as que podem afetar o desenvolvimento neuropsicomotor da criança.

O nome científico do teste do pezinho é chamado triagem neonatal que detecta também doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que afetam o desenvolvimento da criança. A aflição desse exame, principalmente entre as mães por conta da picadinha no calcanhar que a criança tem para colher o sangue, por isso é chamado de teste do pezinho. Este exame pode ser feito diretamente na maternidade após 48 horas do nascimento, antes disso não é recomendável já que pode sofrer alteração do metabolismo da mãe. Não pode ultrapassar o sétimo dia do nascimento e também pode ser feito em laboratório.

O teste é feito com a colheita de sangue da região do calcanhar, pois é uma região rica em vasos sanguíneos e a picada é quase indolor. O bebê chora por ser uma nova sensação para ele. Existem diferentes tipos de teste do pezinho. No caso do Sistema único de Saúde (SUS) este institui Programa nacional de Triagem Neonatal que detecta as doenças fenilcetonúria e hipotireoidismo congênito, a anemia falciforme e a fibrose cística.

Há ainda a versão mais atual do teste do pezinho onde é possível identificar 30 doenças antes de seus sistemas manifestarem, mas que ainda não é disponível pelo SUS. Quanto maior número de doenças detectadas, mas caro é o exame. O teste é fundamental para o bebê para detectar de forma precoce algumas das doenças acima citadas.

Uma das doenças detectadas pelo teste do pezinho é a toxiplasmose congênita que o bebê adquire com a mãe durante a gravidez e que quando adquirida no primeiro e segundo trimestre havendo riscos de sequelas graves, como a criança desenvolver uma infecção grave na retina ou problemas neurológicos. O tratamento precoce é fundamental para evitar ou diminuir que se tenham complicações futuras na saúde da criança.

Há muitas outras doenças que são detectadas por esse teste do pezinho converse com um médico em pesquise na internet sobre.



Tags: , , , , , , , , , , , ,


Se você gostou clique +1 e Compartilhe no Facebook e Twitter!





Compartilhar



Receba grátis no seu e-mail Teste do Pezinho SUS – Doenças e mais dicas!
Digite seu email:

Gostou? Faça um Comentário!

Dicas Diárias 2018 © · O seu site de Dicas Online -